Durante cada passagem, serão exibidos 12 curta metragens e oferecidos workshops de iniciação à produção. Os curtas duram em média 20 minutos e falam sobre a realidade cotidiana vivida pelos jovens realizadores. O projeto tem parceria com o Incra e recebe apoio do Ministério da Cultura (MinC).
O projeto
A idealizadora do projeto, Cláudia Cavalcante, explica que a Acartes, além de manter sede em Fortaleza, possui um sítio em Itaitinga, onde foi construída uma estrutura para dar suporte à preparação de jovens que queiram entrar no universo da produção cinematográfica.
Lá foram realizadas oficinas de capacitação em audiovisual para alunos de 12 assentamentos do Ceará. Cada um desenvolveu um roteiro, produziu e editou um vídeo que conta um pouco de sua história por meio das imagens, totalizando 12 curtas.
Como diz Cláudia, “Olhar de dentro para fora é a essência deste projeto. Os jovens tiveram total liberdade quanto aos caminhos narrativos e estéticos escolhidos em todas as etapas de produção dos curtas.”
O roteiro da Acartes prevê paradas nos estados do Maranhão, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pará e Goiás. Este circuito será encerrado em abril. Após isso, o projeto realizará um seminário em Fortaleza, em que os alunos envolvidos receberão seus certificados de participação e equipamentos para produção audiovisual. Poderão, assim, continuar com seus projetos de forma independente.
Assessoria de comunicação:
(85) 8919-3899 (Eduarda Talicy)
(85) 8835-7619 (Ari Areia)
Entrevistas: (85) 9706-1172 (Gerardo Damasceno)
0 comentários:
Postar um comentário